Gypsum Drywall oferece guias de especificação segmentados para arquitetos

Construir Nordeste 02/07/2012

Após a criação dos Guias de Especificação para Residências, Hotéis e Hospitais em novembro, a Gypsum prepara o lançamento de mais dois cadernos, para os setores de Educação e Shoppings

Criados pela Gypsum para auxiliar os profissionais da arquitetura na execução de projetos em drywall e detalhar informações sobre o desempenho mecânico e acústico dos sistemas de paredes, forros e revestimentos a seco, os Guias de Especificação foram concebidos para atender e recomendar soluções específicas para diferentes tipos de aplicações em ambientes internos. Compostos por três capítulos, os guias também se dividem por tipo de construção: Residencial; Hotéis e Resorts; e Centros de Saúde, Clínicas e Hospitais. Indicados para arquitetos e especificadores, os próximos setores que ganharão guias serão os de Educação e Shopping Centers e Entretenimento.

A Gypsum priorizou, através de pesquisas de mercado, os setores que mais necessitam de ferramentas de apoio à especificação de projetos. Com as perspectiva de grandes eventos esportivos no Brasil até 2016, as obras de infra-estrutura e corporativas acontecerão inevitavelmente e o drywall se apresenta como uma alavanca poderosa que alia qualidade e velocidade. Os temas abordados são divididos em três módulos: introdução, um capítulo sobre premissas de projetos em relação à acústica, fogo e performance mecânica; e uma parte dedicada a especificações de Sistemas Gypsum Drywall para paredes, forros, revestimentos e shafts.

A iniciativa, pioneira no mercado de drywall, foi pensada para atender às diferentes necessidades de cada tipo de construção. Por exemplo, pode-se pensar a inteligibilidade sonora como primordial em salas de reunião, salas de aula, anfiteatros e consultórios, sendo importante a escolha do forro e tratamento acústico para atenuação do ruído. Em ambientes como hotéis é preciso que existam sistemas que facilitem futuras manutenções. E no caso de hospitais, o importante é pensar nos espaços onde a barreira contra a radiação é essencial.

“Para cada situação existe uma especificação de sistema adequada e particular. Inicialmente lançamos três guias, porque detectamos através de pesquisas, que se tratam de mercados em crescimento no Brasil. Outros guias estão sendo preparados e devem ser publicados ainda este ano”, afirma Eduardo Éboli, gerente de comunicação e inteligência de mercado da empresa.

O acesso aos guias pode ser feito por solicitação e agendamento de reuniões junto a área técnica (técnico.gypsum@lafarge.com).  As versões digitais estão disponíveis para download no Espaço Gypsum Arquitetura (www.gypsum.com.br/gypsum_arquitetura), onde o profissional terá acesso não só aos guias, mas também a detalhes técnicos, fichas de produtos e outros itens de interesse, além da possibilidade fazer upload de projetos para apoio a especificação, feito por uma equipe especializada no atendimento aos arquitetos. Para tanto, basta que o internauta faça um cadastro simples, o que lhe dará o direito a um login e senha de acesso exclusivo.